Você sabe o que é o ISDEL?
O Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local - ISDEL é uma medida criada a partir da Abordagem DEL, com o intuito de representar de forma quantitativa o estágio de desenvolvimento dos municípios brasileiros. O índice visa contribuir para compreensão dos territórios analisados, colaborando também para o desenho e a avaliação de políticas públicas, ações e esforços para estimular o desenvolvimento econômico local.
Nesse sentido, o ISDEL pode ser entendido como uma ferramenta prática de análise dos territórios, uma vez que busca identificar com mais clareza os pontos onde devem ser concentrados os principais esforços para que se promova um desenvolvimento econômico sustentável, socialmente inclusivo e com uma visão de futuro estabelecida.
O ISDEL e seus componentes
O índice sintetiza 106 variáveis, que são agrupadas em indicadores, disponibilizadas por fontes oficiais, divididas de acordo com as cinco dimensões da Abordagem DEL. Estrutura do ISDEL posiciona os territórios entre uma escala que varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento econômico.
Para facilitar a compreensão e favorecer o processo de análise sobre o estágio de desenvolvimento de cada localidade, essa escala é distribuída em cinco classificações, que vai do muito baixo ao muito alto nível de desenvolvimento.
Faixas de desenvolvimento econômico
Dimensões e subdimensões
Capital Empreendedor
Educação
Tecido Empresarial
Redes de empresas
Governança para o desenvolvimento
Organização Produtiva
Inserção Competitiva
Articulação
Estrutura Produtiva
Comércio Internacional
Educação
Empreendedora
Valores
solidários
Gestão
Fiscal
Potencial de consumo e crédito
Turismo e Economia Criativa
Condições empresariais
Planejamento
Saneamento
Conectividade
Participação e controle social
Inovação
Complexidade
Impacto ambiental
“O DEL é a abordagem, o ISDEL é a métrica"
E do que se trata a abordagem DEL?
A Abordagem Desenvolvimento Econômico Local - DEL surgiu como uma proposta do Sebrae Minas Gerais para trabalhar o desenvolvimento nos territórios. É um olhar aguçado, atento e sensível sobre as localidades, para tornar dinâmicas suas vantagens comparativas e competitivas, de modo a favorecer o seu crescimento econômico.
Seguindo essa lógica, e para facilitar a compreensão da realidade local, a Abordagem DEL estabelece que o desenvolvimento econômico está diretamente relacionado à cinco dimensões: Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva.
DEL - dimensão por dimensão
Capital Empreendedor
É o estoque de capacidades empreendedoras do território, manifestado pela quantidade e qualidade de empresas, empreendedores e lideranças.
Foco da dimensão: empresários, empreendedores e empresas.
Tecido Empresarial
É representado pelas redes formais e informais de empreendedores e empresas, que se unem para atuar coletivamente em prol dos seus interesses. Um bom tecido empresarial contribui para a proteção e promoção dos empreendedores e seus negócios e facilita a interlocução com os demais atores do território.
Foco da dimensão: redes de empresas.
Governança para o desenvolvimento
Refere-se a uma visão comum de futuro construída de maneira compartilhada, participativa e democrática com toda a comunidade e por um Plano Estratégico de Desenvolvimento econômico que desdobre uma visão de futuro.
Foco da dimensão: a associação entre sociedade civil, mercado e poder público.
Organização Produtiva
É a maneira como cada território organiza suas atividades econômicas para gerar renda e riqueza.
Foco da dimensão: estrutura produtiva e institucional mais ampla relacionada ao processo de desenvolvimento.
Inserção Competitiva
O conjunto de ações necessárias para que o território se posicione externamente de maneira competitiva, contribuindo para a dinamização de sua economia.
Foco da dimensão: relações de cada território com o exterior.
E como chegamos até aqui?
O ISDEL foi criado em 2018 a partir de uma iniciativa inédita e desafiadora do Sebrae-MG para medir o nível de desenvolvimento dos municípios brasileiros. Desde então, o índice se tornou um importante instrumento para análise do desenvolvimento e uma ferramenta essencial para atuação territorial do Sebrae.
Em 2021, iniciamos um projeto de reformulação do indicador, em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR-UFMG), para deixá-lo ainda melhor.
Consulte o Acervo para conhecer mais sobre a história do índice.