ISDEL 

ativo_notas2021.png

Notas metodológicas 2021

 Nesta publicação são apresentados os aprimoramentos realizados na metodologia do índice, que continua o mesmo, porém com os ajustes que foram necessários para ampliar ainda mais sua aderência com as lentes que analisam o desenvolvimento local.

Além disso, esta nota técnica reúne um conjunto de conceitos e definições considerados essenciais para a compreensão da Abordagem DEL, do ISDEL e seus componentes. 

Base de dados

Contém os dados referentes às dimensões, subdimensões e variáveis utilizadas para cálculo do índice.

 

Abrange os números de todo o território nacional. Sendo: 05 dimensões, 18 subdimensões, 39 indicadores e 106 variáveis.

ativo_basededados.png

DEL 

ativo_cadernodelconceitos.png

DEL - Caderno de Conceitos

DEL: um processo em evolução.

"O futuro não é um lugar aonde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quando o destino”.
Antoine de Saint-Exupéry

 

Leia e compreenda os conceitos da abordagem DEL!

DEL - Caderno de Cases

Os depoimentos de empresários de pequenos negócios, empreendedores e lideranças, destacam, por meio de suas histórias, as dimensões trabalhadas em cada realidade.


Os exemplos retratam os resultados alcançados com o apoio do Sebrae para se criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos
negócios.

ativo_cadernodelcases_1.png

Legado 

ativo_notas2018.png

ISDEL - versão inicial

O ISDEL foi criado em 2018, a partir de uma iniciativa inédita e desafiadora do Sebrae Minas para medir o nível de desenvolvimento dos municípios brasileiros.  Desde então, o índice se tornou um importante instrumento para análise do desenvolvimento e uma ferramenta essencial para atuação territorial do Sebrae.

 

De lá para cá houveram modificações no indicador e neste relatório é apresentado um descritivo da metodologia em sua versão original.